08 de abril de 2013

MUITO OBRIGADO PAULO FREIRE!

Image

O que significa a palavra “tijolo” pra você?

Com certeza ela não tem exatamente o mesmo sentido para todos que conhecem o tijolo. Alguns se lembram da própria casa que foi feita, um por um, tijolo por tijolo. Outros simplesmente não esquecem do dia-a-dia, ao verem tantos tijolos pela cidade. Mas mesmo assim ainda existem aqueles que pegam no tijolo todo dia, que trabalham o a noite toda para construir diversas casas sem ao menos ter o seu próprio tijolinho pra encostar no final do dia e relaxar…

É estranho, mas é normal. Tão normal que todos nós temos conhecimento do fato. Mas é estranho por ser tão normal. Paulo Freire, grande pensador do século XXI e patrono da educação brasileira, defendia um método de ensino dividido em três etapas: primeiramente a investigação, no qual aluno e professor buscam, juntos, no universo vocabular do aluno e na sociedade onde ele vive, palavras e temas centrais de sua biografia. Em seguida há uma tematização, no qual se codificam e decodificam os temas, buscando um significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. E por último, com a problematização, a partir de uma primeira visão superficial, o aluno e professor chegam a uma visão crítica do mundo, partindo, enfim, para a concretização de tanto estudo: a transformação do contexto social.

Paulo Freire, muito obrigado por mostrar a importância da palavra tijolo em uma sociedade contemporânea (capitalista)… Mostrar a todo o mundo como formar um cidadão a partir da Educação, ou melhor, como não formar um contingente de excluídos da participação social… Esclarecer como ler uma história sem sermos apenas os leitores, mas sim escritores…

Leia mais aqui:

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/04/1-turma-do-metodo-paulo-freire-se-emociona-ao-lembrar-das-aulas.html

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!