03 de setembro de 2013

Rap é vida

Este sábado (31/08) tivemos a felicidade de comparecer ao CEU Caminho do Mar, Zona Sul, para mais um encontro do Estéticas das Periferias.

Por João Miranda

Logo na entrada já podiamos sentir o chão tremer por causa das caixas de som. Passou um tempo e o pessoal foi se aproximando, DJ Bydu entrou em cena e o espetáculo começou…

As atrações principais eram o grupo Pentágono e Sandrão (um dos pais do rap nacional e ex-integrante do grupo RZO)

Mas quem começou fazendo a alegria da platéia foram outros: primeiramente o apresentador Beto Bongô, que também demonstrou que tem “flow” e domina a arte de fazer rima.

Logo em seguida tivemos a presença ilustre de Xis, outro rapper brasileiro “das antigas”, que contracenou com os MCs Mustafá, Michel e o grupo Sujeitos da Rima.

Mustafá ainda provocou a platéia dizendo que essa ideia de ficar rico, de ostentar, não existe. E completou afirmando que o rap está ai pra provar exatamente isso – jamais o contrário.

O rap nacional desde o seu início foi fiel aos movimentos sociais, à cultura marginalizada e aos povos excluídos. Sempre serviu como amplificador de vozes pouco ouvidas e conservadas à margem da sociedade e não vai ser hoje que tudo vai virar apenas “modinha” para ser vendido.

Depois deste mergulho intelectual na potência cultural que é o movimento rap, apenas um show do Pentágono e em sequência outro do Sandrão pra relaxar novamente…

Sandrão RZO
Sandrão RZO

Mas o mais incrível ainda e que todos vão ter que esperar um pouco mais para conferir foi a entrevista que gravamos com o Sandrão e os integrantes do Pentágono

Até o final da semana vai estar no ar, aguardem!

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!