17 de fevereiro de 2014

Surge uma GUERRILHA

Quando a munição vira arte, a informação é a luta e a liberdade uma conquista

grr

Por João Miranda

A revista GRR está no ar. De acordo com nota emitida na primeira edição, o veículo tem “o propósito de se apropriar das mais variadas ferramentas, mídias e plataformas que possibilitem a expressão das ideias de seus integrantes e colaboradores, seus incômodos, sonhos e lutas.”

Abordando temas como a revolução midialivrista no Oriente Médio, o Papa Francisco e suas polêmicas fora e dentro da Igreja, uma entrevista com a cineasta Carla Dauden, e claro: a apresentação da proposta da Rede e Coletivo Guerrilha, de uma forma que você nunca viu antes. As pautas são construídas de forma coletiva e horizontal, transformando a prática de leitura em uma verdadeira revolução digital.

Além disso, percebe-se facilmente que há uma forte identidade gráfica. A primeira edição conta com um designer, três ilustradores e cinco fotógrafos.

Conversando com Rob Batista, um dos idealizadores do projeto e responsável pelo design da revista, ficamos muito felizes em saber que “a Vaidapé foi uma das inspirações desde o início, pois mostrava que era possível fazer”. Segundo Rob, a GRR é formada por diversos coletivos, como Mídia NINJA, Fotógrafos Ativistas, RUA Foto Coletivo, Coletivo NULA, entre outras iniciativas independentes.

O objetivo da GRR é criar e fortalecer uma rede de iniciativas. Os meios alternativos de comunicação que estão surgindo recentemente parecem ter este ponto em comum, nadando contra a corrente dos grandes veículos, que se distanciam cada vez mais dos novos leitores. “A GRR é a revista, o canal de docs no Youtube, e queremos falar por outras plataformas também, como a rua diretamente”, conclui Rob.

Você pode conferir a primeira edição da revista eletrônica aqui!

Se quiser ficar por dentro da GRR, confira o trabalho deles no Facebook e o canal do Youtube.

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses