16 de abril de 2014

Revista #03

Clique na imagem para ver a versão online da Revista Vaidapé #03
Clique na imagem para ver a versão online da Revista Vaidapé #03!

Nossas ideias são controladas. O mecanismo é complexo, mas o objetivo é claro: reprimir e inibir eventos que abalem a estrutura do sistema de dominação. A civilização impõe limites à produção material e à difusão do pensamento, aos quais a Revista Vaidapé está sujeita e sempre fará oposição.

Um aspecto do controle dos discursos é a segregação da loucura. As ideias dos loucos são consideradas nulas e inválidas. São apagadas e abafadas pelo discurso dos homens de bem: aqueles que têm o aval do cheiro azedo da velha mídia para fazer “justiça” com as próprias mãos.

Os loucos, no entanto, representam algo maior na crise da sociedade: são o cúmulo da marginalidade, afinal, o que falam não é “verdadeiro”. A obsessão pela verdade é outro fator que controla o que dizemos e ouvimos: os discursos são neutralizados por não corresponderem aos conceitos e valores que mantém o atual estado das coisas.

Como as ocupações que eclodem na zona sul de São Paulo, focos de resistência surgem e se consolidam na luta contra as opressões. Nesta edição, a Revista Vaidapé traz as lições de vida da arte de rua, a carga histórica da capoeira como manifestação cultural, o futebol como elemento de mobilização popular e o desafio diário das mulheres negras.

A terceira edição da Revista Vaidapé que você tem agora em mãos é a conquista de um coletivo que é visto na “contramão” da história por alguns, por publicar uma revista em papel, algo não lucrativo. Distribuir gratuitamente do centro às periferias de forma independente? Muito menos.

O papo é sem curva. Informação não é mercadoria.

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!