30 de outubro de 2014

Ocupação Ouvidor 63, no centro de SP, celebra dia dos mortos e cria biblioteca multimídia

O Centro de SP vai receber mais uma pedrada nesta sexta feira, dia 31. A festa Los Muertos Mascarados comemora o dia dos mortos, celebração característica dos povos ameríndios.

Por Gil Reis

A balada vai rolar na Ocupação Artística Ouvidor 63 e tem início previsto para às 20h. A entrada custa 5 reais mais uma doação de livro, CD ou DVD (em bom estado), que serão usados na criação da biblioteca multimídia do Ouvidor 63.

No México, onde históricamente são exaltados los muertos, a tradição é muito forte. Com grandes influências dos povos maias, astecas e totonacas, os rituais eram um culto em engrandecimento à vida dos ancestrais indigenas, lembrados por mais de 3 mil anos. Por isso, a festa terá um baile de máscaras, exaltando a cultura latino americana e, principalmente, a peruana.

los muertos mascarados

As atrações culturais apresentam, ao mesmo tempo, a diversidade cultural latino americana e a originalidade dos costumes peruanos. A galera do Xemalami, vindo direto da Zona Sul de SP, chega forte no hip-hop, com influências do funk e do soul, tudo de um jeito hispânico, quente e tropical. Nossos hermanos chilenos e argentinos trazem o circo castellano para nossas terras, representados por Cris Krusty e Claudio Malabares.

E na hora que bater aquela fome? Ai é que o bicho pega. O recentemente premiado restaurante Rio Mar, contemplado com homenagem no ExpoCeviche 2014, apresenta versões do prato, ceviche, de maneira diferente. O peixe banhado no limão promete ser a sensação do cardápio, tudo com perços bem bacanas.

E ai, vai morrer sozinho ou curtir com os mortos?

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses