22 de novembro de 2014

Há dois anos sem músicas novas, Racionais MC’s lança o single “Quanto vale o Show?”

Foto: divulgação


Dois dias antes dos 319 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o grupo de rap mais famoso de SP chega com pedrada musical

Por Iuri Salles
48h antes do Dia da Consciência Negra, os quatro pretos mais perigosos do Brasil voltam a cena! Racionais MC’s lançaram na tarde da última terça-feira (18) um single inédito, intitulado “Quanto Vale o show?”. O som retrata o olhar e a vivência de Mano Brown sob a São Paulo periférica do fim dos anos 80 e começo dos 90, contando sobre a cena musical da época.

Em um momento em que os Racionais sofrem um forte questionamento, especialmente por parte do público mais tradicional, a chamada “velha escola”, o som nos faz crer que o próximo álbum estará fora da zona de conforto do rap nacional, e trará mais swing e melodia em suas canções. Prova disso é o uso do sampler do rock “Gonna fly now”, de Bill Conti, que ficou famoso por compor a trilha sonora do filme do lutador Rock Balboa. A cereja do bolo fica por conta do flow cirúrgico de Mano Brown, com sua capacidade única de narrar histórias sobre a vida real.

As novidades não vieram somente na musicalidade e, pela primeira vez, o grupo distribui uma música pela internet. A faixa está disponível no Google Play e pode ser comprada por R$1,99. O próximo trabalho inteiro será lançado pela mesma plataforma.

Apesar do som pesado, a patrulha virtual do rap continua o seu ataque, chamando de vendido qualquer um que não entenda que não faz sentido cantar rap como se fazia há 20 ou 30 anos atrás, lá na São Bento. A nova música do conjunto só prova que o rap passou de fase, conquistou outros públicos e também se alimenta de novas fontes.

 

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses