26 de setembro de 2015

Marcha Pela Diversidade no Uruguai reúne 50 mil pessoas


A mobilização cresce a cada ano e busca a conscientização dos direitos legais conquistados no país


Por Patricia Iglecio
Fotos: Facción

A Marcha Pela Diversidade em Montevidéu, no Uruguai, aconteceu dia 25 de setembro e reuniu 50 mil pessoas. Coletivos LGBT, feministas e entidades que lutam pelos direitos humanos promoveram uma caminhada pelo centro da cidade que agregou militantes, apoiadores da causa e crianças.

Jorge vive em Montevidéu conta que participa há cinco anos da manifestação. “Hoje já não é mais uma marcha gay, é uma marcha por todos os direitos, e isso me deixa muito feliz porque a população vai se conscientizando”, diz. Para ele, os avanços na legislação do país, como o direito ao casamento igualitário, a legalização do aborto e da maconha, diminuem a discriminação. “Nesse momento a marcha segue para isso: unificar a luta de todos os direitos humanos”, considerou.
marcha 2

Camilia Sere é militante do Movimento Mulheres no Forno e participa da organização da manifestação. Ela explica que a manifestação cresce a cada ano, vem ganhando grande apoio da população e não há dificuldades para organizá-la.

“O Uruguai tem um avanço legislativo importante que respeita o matrimônio igualitário, conquistamos a legalização do aborto, da maconha. Agora achamos que a sociedade tem que se apropriar desses valores no cotidiano e caminhar pela conscientização social”

Camila Sere

Joana tem 26 anos e caminhava na marcha com seus amigos e sobrinho no colo, ela conta que é bissexual e agora tem um noivo. “Tem muitas crianças na marcha e isso é importante para que elas já conheçam pelo que se está lutando. Temos que romper com a ideia de que precisamos privar as crianças das coisas”, relata.

marcha 5 marcha 6 marcha 4 marcha 3
A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!