06 de outubro de 2015

Campanha de financiamento do Cursinho Livre da Lapa está na reta final


Cursinho comunitário voltado para educação popular e formação crítica arrecada fundos através de financiamento coletivo


Por Cursinho Livre da Lapa
Fotos Cursinho Livre da Lapa

O Cursinho Livre da Lapa é um projeto que surgiu dentro da Casa Mafalda,  passou a ser composto por muitos outros parceiros e parceiras com o desejo de construir uma vivência de educação libertária inspirada em práticas como a da Escola Moderna e dos bachilleratos populares na Argentina.

Colabore aqui

A ideia principal é que essa experiência seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que as e os estudantes ingressem na universidade de modo profundamente crítico e não somente tenham bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular. É também direcionado para quem deseja voltar a estudar, prestar vestibulinho ou busca reforço paralelo à escola.

Além das matérias diretamente exigidas pelo vestibular, temos também na nossa grade política e linguagens, o que permite garantir um olhar mais cuidadoso para a sociedade, as linguagens artísticas, o corpo e o indivíduo, que são aspectos normalmente negligenciados ao longo da trajetória escolar.

rodaas

De maneira geral, buscamos aulas fora do formato tradicional para tentar diminuir o máximo possível a hierarquia entre educadores/as e estudantes. Nesse sentido, tentamos sempre garantir uma disposição das mesas na sala em formato de assembléia, com o objetivo de propiciar discussões e debates, nas quais a construção do conhecimento não fica centralizada na figura do professor ou da professora. Costumamos também propor saídas de campo que possibilitam aprendizagens significativas e uma progressiva ocupação dos espaços da cidade, assim como estabelecer relações entre os conteúdos discutidos em aula e estas vivências.

Toda a gestão do projeto fica a cargo tanto de estudantes, quanto de educadores, e é feita de forma horizontal, antirracista, não-homofóbica, feminista, não-lesbofóbica e anti-transfobica. Das reuniões de gestão e pedagógicas à manutenção do espaço usado, a maior parte das tomadas de decisão é feita em conjunto e por consenso.

O projeto foi iniciado sem qualquer contribuição financeira externa; no entanto, nos deparamos com o fato de que alguns alunos/as muito envolvidos com o Cursinho deixaram de assistir as aulas devido ao alto custo do transporte. Para tentar resolver esta demanda organizamos um sarau e festas, com as quais conseguimos garantir o transporte para uma parte das alunas e alunos, por uma semana, e garantimos parte dos materiais que precisamos no dia-a-dia. Desta forma, muitos dos gastos foram pagos diretamente pelos membros do cursinho.

Porém, não temos grana suficiente para dar conta de todos os nossos custos: aluguel do espaço, materiais escolares, produtos de limpeza, xerox e, principalmente, o transporte dos alunos e alunas. Por isso, precisamos de doações para manter nosso projeto. Se você acredita que a educação pode ser construída de uma outra maneira, a partir de princípios libertários e visando uma formação crítica, colabore com o Cursinho Livre da Lapa!

RECOMPENSA COLETIVA!

Além das maravilhosas recompensas individuais, se o projeto atingir a meta ofereceremos uma recompensa coletiva! Vamos promover um show gratuito no Tendal da Lapa – cenário de tantos festivais punks – com bandas de punk rock, nossos parceiros de luta que tocarão para somar ao projeto. Logo daremos mais informações, mas já podemos adiantar que FLICTS é uma das bandas!

IMPORTANTE: Caso não alcancemos o valor pedido todos os valores serão devolvidos aos colaboradores e colaboradoras.

Conheça mais sobre o projeto aqui

roda
A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses