17 de novembro de 2015

A7MA recebe exposição sinistra de grafiteiros do extremo leste de SP


Grafiteiros da zona leste organizam exposição OPNI Convida – Um Rolê por São Mateus, promovendo cultura periférica em SP


Por João Reis
Foto em destaque: Toni William

Buscando promover a cultura da periferia, grupo OPNI organiza, na galeria A7MA, a exposição Um Rolê por São Mateus, que terá início nesta quinta-feira (19). Serão exibidas obras inéditas de artistas que recriam a atmosfera presente nos becos e morros da zona leste de São Paulo.

A mostra vem com a mesma essência do projeto OPNI CoMvida – Galeria a Céu Aberto, ação promovida pelo grupo, em São Mateus, desde 2009, revitalizando espaços ociosos na própria Vila Flávia em um grande evento que, a cada edição, convida uma grande figura do rap nacional para comparecer. Na foto ao lado, Val e Toddy do grupo OPNI, com duas lendas do rap, Xis e Thaíde.

Captura de tela 2015-11-16 às 10.48.41 PM

Envolvendo toda a região, desde a roda de samba da esquina até os barracos das famílias, os pincéis e sprays transformam a tela em branco, mostrando recortes da vida cotidiana das comunidades, dando origem a histórias tão reais quanto a trajetória de quem as pinta.

A interação com o público é capaz de imergir os espectadores, transportando para os quadros reflexões e debates sobre temas atuais, como racismo, violência contra a mulher e o direito do cidadão ao uso do espaço da cidade.

Como dizem os artistas do OPNI, nesta exposição, “cada obra pode ser o espelho de si mesmo, ou do outro”, cativando o imaginário de cada um que tiver contato com a arte no local. Durante a mostra que marca a comemoração dos 18 anos do grupo, também serão expostas obras dos artistas B47, Lelê Paes, Mateus Silva, Toni William Crosss, Pedro Caravaca e Jhoao Henr.


| Em 2013, a segunda edição impressa da Revista Vaidapé trouxe uma matéria com Toddy, um dos principais expoentes do graffiti na cidade de São Paulo, além de ser integrante do grupo OPNI. Assista ao vídeo que ilustrou a reportagem:


ONDE?
Galeria A7MA | Rua Harmonia, 95 – Vila Madalena

QUANDO?
Abertura 19 de novembro, às 18h
Visitação: 20 de novembro até 23 de janeiro

QUANTO?
Entrada franca!

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

A RUA GRITA

Volta Negra: um caminho da História de São Paulo

A caminhada acontecerá por pontos da cidade como a Praça da Liberdade, a estação Anhangabaú de Metrô e a Praça Antônio Prado. Até o século XIX, esses locais sediavam, respectivamente, a Forca, o Mercado de Escravos e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A RUA GRITA

Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

Os coletivos PIXOAÇÃO e ARDEPIXO pixaram o internacionalmente conhecido Beco Batman que abriga obras dos … Continuar lendo Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

A RUA GRITA

MINI-DOC | “Sem Saldo”

Sem Saldo é mais do que um documentário feito por estudantes secundaristas de escolas públicas … Continuar lendo MINI-DOC | “Sem Saldo”

A RUA GRITA

Menos amor, por favor

Por: Tomás Spirandelli Duarte, do blog La Sinistra* Ilustração: Pedro Mirilli Fotos: André Zuccolo e … Continuar lendo Menos amor, por favor