01 de fevereiro de 2016

Forjadores: Um ensaio sobre os metalúrgicos artesanais de SP


Ensaio fotográfico retrata as atividades de trabalhadores de pequenas e médias metalúrgicas de São Paulo


Por Lucas Crispim
Fotos: Lucas Crispim

O projeto “Forjadores” nasceu de uma necessidade de mostrar as pequenas e médias empresas metalúrgicas, que hoje ainda fazem uso de um meio de produção artesanal. Forjador é o título que se dá à quem manipula o aço. Ferreiro ou metalúrgico, ambos fazem essa interferência.

Localizadas na cidade de São Paulo, essas metalúrgicas produzem peças para vários segmentos da indústria, principalmente na construção civil e no mercado automobilístico. Para sobreviver à concorrência, acabam se estabelecendo em locais de menor custo, como galpões e até mesmo garagens, fazendo uso de maquinário de décadas atrás.

21 (4)

Essas indústrias, com uma produção em menor escala, despertaram meu interesse.

Há cinco anos que venho visitando as fábricas e entendendo um pouco sobre esses operários e sua produções. Todos os trabalhadores que conheci aprenderam com os mestres do aço, homens que passam, há décadas, seus conhecimentos para frente.

12 (7) CAPATwiter-5

Há pouco tempo, comecei a perceber que esse trabalho, pelo qual tenho grande afeição, não deveria existir somente em minhas lembranças. Os registros não foram pensados com a intenção de ser uma crítica às condições de trabalho, mas dar ênfase a um ofício cheio de riquezas, histórias e técnicas herdadas de geração em geração.

18 (4) 13 (5) CAPATwiter-4 CAPATwiter-3 CAPATwiter-2 17 (4)-2 16 (4) 11 (6) 14 (4) 5 (6) 24 (2) 20 (4) CAPATwiter 10 (7) CAPATwiter-7
A RUA GRITA

Os direitos humanos frente à Cracolândia

Por: Isabel Rabelo  Problemas sociais e falta de políticas públicas abrem espaço para violações em … Continuar lendo Os direitos humanos frente à Cracolândia