03 de fevereiro de 2016

PRETXS – Ep 1: Colorismo e representatividade na mídia


No primeiro episódio da série Pretxs, o criador do tumbler Bicha Nagô, Ezio Rosa, fala sobre representatividade, não-lugar, colorismo, interseccionalidade, identidade negra e mais


Por Jay Viegas
Vídeo: Jay Viegas

Ezio

É você conseguir se enxergar num poema, num filme, é você se ver num comercial de TV e se ver num texto. Essa é a representatividade que eu acho que importa”

Demos um rolê no Cangaíba, zona leste de São Paulo com o Ezio Rosa, criador e escritor do tumblr Bicha Nagô, pra saber um pouco o que significa ser negro e gay em São Paulo nos dias de hoje. A questão do acesso à cidade, da representatividade na mídia, do colorismo e do processo de formação de identidade negra surgiram ao longo da conversa, que você pode conferir no vídeo acima.

Assista também os outros episódios na playlist abaixo:

“>
A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

A RUA GRITA

Volta Negra: um caminho da História de São Paulo

A caminhada acontecerá por pontos da cidade como a Praça da Liberdade, a estação Anhangabaú de Metrô e a Praça Antônio Prado. Até o século XIX, esses locais sediavam, respectivamente, a Forca, o Mercado de Escravos e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A RUA GRITA

Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

Os coletivos PIXOAÇÃO e ARDEPIXO pixaram o internacionalmente conhecido Beco Batman que abriga obras dos … Continuar lendo Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman