10 de março de 2016

PRETXS – Ep 3: Visibilidade trans, identidade de gênero e negritude


No terceiro episódio da série Pretxs, o estudante e agente de viagens Fernando Ribeiro, fala sobe visibilidade trans, identidade de gênero, negritude e muito mais!


Por Jay Viegas
Vídeo: Jay Viegas

fernando_riberiro

“Primeiro eu me reconheci como homem, depois me reconheci como negro. Eu não fazia ideia que depois da transição eu iria me tornar um objeto de medo pra sociedade”

Trocamos uma idéia com Fernando Ribeiro, morador do Jd. São Jorge, Zona Sul de São Paulo. Estudante e agente de viagens, Fernando nos contou um pouco sobre sua vivência como homem trans, trazendo questões ligadas ao processo de formação da sua identidade de gênero em paralelo com a identidade racial,  acesso a saúde e educação da população trans periférica, invisibilidade da sigla “T”, representatividade na mídia e muito mais.

Esse é o terceiro episódio da série Pretxs, lançada em fevereiro de 2016 , na qual entrevistamos jovens negros LGBTTs a respeito de questões que permeiam sua vivência na cidade de São Paulo.

Assista também os outros episódios na playlist abaixo:

“>
A RUA GRITA

Como Dória pode legislar sobre o que é lindo?

Por: Gabriel Kerhart É possível legislar sobre o belo? Talvez um professor de estética consiga … Continuar lendo Como Dória pode legislar sobre o que é lindo?

A RUA GRITA

Em família: a resistência LGBT na periferia da zona sul

“Há momentos de tristeza, mas há momentos de alegria também. Ninguém é 100% uma coisa. … Continuar lendo Em família: a resistência LGBT na periferia da zona sul

A RUA GRITA

Como o hospital da USP ficou à beira do abandono

Faculdade que gerencia o hospital alega falta de recursos. Coletivos e população lutam para que … Continuar lendo Como o hospital da USP ficou à beira do abandono

A RUA GRITA

Ser gay aos 20 e poucos anos em São Paulo

“Eu acho que você fica apaixonado por muita gente. Você é apaixonado o tempo todo. … Continuar lendo Ser gay aos 20 e poucos anos em São Paulo