10 de março de 2016

PRETXS – Ep 3: Visibilidade trans, identidade de gênero e negritude


No terceiro episódio da série Pretxs, o estudante e agente de viagens Fernando Ribeiro, fala sobe visibilidade trans, identidade de gênero, negritude e muito mais!


Por Jay Viegas
Vídeo: Jay Viegas

fernando_riberiro

“Primeiro eu me reconheci como homem, depois me reconheci como negro. Eu não fazia ideia que depois da transição eu iria me tornar um objeto de medo pra sociedade”

Trocamos uma idéia com Fernando Ribeiro, morador do Jd. São Jorge, Zona Sul de São Paulo. Estudante e agente de viagens, Fernando nos contou um pouco sobre sua vivência como homem trans, trazendo questões ligadas ao processo de formação da sua identidade de gênero em paralelo com a identidade racial,  acesso a saúde e educação da população trans periférica, invisibilidade da sigla “T”, representatividade na mídia e muito mais.

Esse é o terceiro episódio da série Pretxs, lançada em fevereiro de 2016 , na qual entrevistamos jovens negros LGBTTs a respeito de questões que permeiam sua vivência na cidade de São Paulo.

Assista também os outros episódios na playlist abaixo:

“>
A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

A RUA GRITA

Volta Negra: um caminho da História de São Paulo

A caminhada acontecerá por pontos da cidade como a Praça da Liberdade, a estação Anhangabaú de Metrô e a Praça Antônio Prado. Até o século XIX, esses locais sediavam, respectivamente, a Forca, o Mercado de Escravos e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A RUA GRITA

Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

Os coletivos PIXOAÇÃO e ARDEPIXO pixaram o internacionalmente conhecido Beco Batman que abriga obras dos … Continuar lendo Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman