Da Redação
Fotos: André Zuccolo e Murilo Salazar
No último sábado (7), o Calçadão Cultural do Grajaú recebeu o Segundo Festival de lançamento da quinta edição da Revista Vaidapé. Com distribuição gratuita da revista impressa, o evento teve as apresentações de Lei Di Dai, Lívia Cruz, Mano Money’s, GrajaH, Banda Largato e Grajaú Inna Di Dance, com o comando das picapes por conta de Dj Crafter. A peça de teatro “Uma Irremediável Escolha”, da cia. Desembargadores do Furgão, também prendeu a atenção de todos os presentes no Calçadão.
Contando sempre com a presença de skatistas, MCs, grafiteiros, b-boys e b-girls da região, além dos moradores do bairro da zona sul, o festival abriu as folhas de papel e os microfones para que todos fizessem seus tags e mandassem sua rima durante o evento. O slackline também marcou presença e fez a festa da criançada que curtia o rolê e tentava se equilibrar na corda.
Sempre fortalecendo os laços com os movimentos sociais e culturais do Grajaú, o lançamento da quinta edição marcou o retorno da Vaidapé ao Calçadão, depois de uma série de eventos do Grito do Pé Preto, realizados em 2015.
Já no dia 14 de abril, o primeiro festival de lançamento da quinta edição agitou o CEU Butantã, na zona oeste de São Paulo.
Após um ano sem uma edição impressa, voltamos às ruas com cinco mil exemplares, a maior tiragem desde que começamos a imprimir revistas, no final de 2012. A ideia é que a publicação circule do centro às periferias de São Paulo, ocupe espaços públicos, ruas, praças, encontros, centros culturais, debates, universidades e movimentos sociais.
A proposta da revista é debater e divulgar movimentos sociais e a cultura independente, denunciando situações de violência e marginalização. Dentre as pautas da quinta edição, uma investigação sobre as chacinas nas periferias de São Paulo, legalização do aborto e a cultura do funk no país, além de relatos de estudantes secundaristas e reportagens sobre comunidades indígenas e quilombolas.
Agora, a Vaidapé #5 começa a circular nas ruas de toda a grande São Paulo. Durante essa semana, a página da Vaidapé irá divulgar os pontos fixos de distribuição da revista, contemplando todas as zonas da cidade e algumas regiões metropolitanas, nas periferias e no centro, sempre de forma gratuita. Acompanhe para garantir a sua!
Confira mais fotos do rolê no Grajaú: