05 de agosto de 2016

Ocupando o Complexo da Maré: Secundaristas exibem filme na comunidade


A Vaidapé está acompanhando a Caravana Secundarista no RJ durante as Olímpiadas. No relato de Marcelo Lima você confere como foi o segundo dia da Caravana, que contou com uma exibição de filmes no Complexo da Maré.


Relato por: Marcelo Lima/ Estudante secundarista
Fotos: Murilo Salazar/ Vaidapé

Nós. Coisinhas de nada. Quase invisíveis. Buscando algo. Hoje a realidade é outra, bem longe de São Paulo. O problema, também é outro.

Complexo da Maré, recebidos com direito a tudo. Armas e bombas no meio da comunidade. Depois de muito esforço e andanças, chegamos, a um ambiente um tanto familiar.

CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-27

Cenário de guerra. Quase paz.CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-65 Um bar, onde é clara a atmosfera de Resistência. Entre dores e odores; gritos e risadas; paz e guerra; tráfico, polícia e comunidade, estamos nós aqui, quase invisíveis.

Sem demora vem chegando a hora da exibição. Na tela, os relatos da luta. Luta vivida, agora estampada na história, dentro de vermelho sangue. No olho, na voz, no maior órgão do corpo: a pele.

O Complexo recebeu um pouco de nós. Nós recebemos um pouco da Maré. Em uma exibição de filmes da Luta do Rio, muita emoção. Ganhos, palavras ditas em puro momento de emoção.

CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-74
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-80
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-67

Agora, nós estamos aqui, aguardando a próxima aventura. Aguardamos o próximo relato dos Estudantes Revolucionários.

Resistir é preciso, a caminho da escola. Homem baleado no chão. Treinamento. De longe, os olhinhos nos aguardam arrastando a mala, contando os segundos.

CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-22Assembleia geral reunida, troca de pensamentos, troca de ideias, troca de experiências.

O sorriso carioca encanta entre os encantos da cidade. Entre sambas e funk. Nós, entre estudantes, relaxamos. Partimos para dormir, no berço, no rompimento da engrenagem. Na ocupação.

CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-25
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-32
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-41
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-43
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-29
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-56
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-62
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-54
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-53
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-21
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-50
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-15
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-11
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-13
CARAVANA_SECUNDARISTA_DIA_02-14


ENTENDA A CARAVANA SECUNDARISTA NO RJ E CONTRIBUA


A Campanha independente de financiamento coletivo para a Caravana Secundarista 2016 está na fase 2 e os estudantes já estão no Rio de Janeiro.
Os estudantes secundaristas, no Estado de São Paulo, ocuparam suas escolas no ano passado contra o projeto de reorganização escolar. A mobilização foi vitoriosa e o movimento se expandiu por outros estados do Brasil.

Secundaristas de Goiás, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Bahia também ocuparam suas escolas em protesto contra o constante sucateamento do ensino público.

Pensando nisso, um grupo de secundaristas de São Paulo planejou uma primeira caravana para o Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com o objetivo de trocar ideias e experiências e elaborar conjuntamente vídeos, fotos e relatos de viagem sobre a onda de escolas de luta espalhadas pelo país.

Dado o caráter autônomo da nossa luta, lançamos essa campanha independente de financiamento coletivo para arcar com as despesas da viagem. A primeira fase da Caravana, rumo ao Ceará, já aconteceu e só pôde ser realizada com a participação e solidariedade de diversos movimentos e apoiador@s. Agora estamos fazendo uma arrecadação para a viagem ao Rio de Janeiro, onde encontraremos com secundaristas de luta e participaremos das manifestações contra as Olimpíadas.

A viagem está acontecendo, desde o dia 2 de agosto, e levou mais de 40 estudantes. Como o prazo é curto, precisamos nos mobilizar para conseguir os R$ 7.000 reais, que incluem um ônibus com 46 lugares (ida e volta), além de alimentação e transporte local. No entanto, para alimentação dessa viagem no Rio de Janeiro, estamos com apenas R$ 300 reais.

Convocamos os movimentos e coletivos parceiros a somar na divulgação da nossa campanha através dos meios de comunicação que possuem, como páginas de facebook e sites. Contamos com a solidariedade e o apoio de toda@s para realizarmos a Caravana Secundarista 2016.


As doações devem ser feitas para:
Banco do Brasil – 001
Ag: 6934-5 / Cc: 5.277-9
CPF: 151.039.288 – 25
Flavio G Moraes
Contato: caravanasecundarista@gmail.com


Vídeo da primeira viagem realizada em 2015 – Caravana Secundarista – São Paulo/Goiânia: https://youtu.be/uc6TzIZhKFQ

Vídeo do trailer da segunda viagem realizada em 2016 – Caravana Secundarista – São Paulo/Ceará: https://youtu.be/LPaI9j6AclA

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

A RUA GRITA

Volta Negra: um caminho da História de São Paulo

A caminhada acontecerá por pontos da cidade como a Praça da Liberdade, a estação Anhangabaú de Metrô e a Praça Antônio Prado. Até o século XIX, esses locais sediavam, respectivamente, a Forca, o Mercado de Escravos e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A RUA GRITA

Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

Os coletivos PIXOAÇÃO e ARDEPIXO pixaram o internacionalmente conhecido Beco Batman que abriga obras dos … Continuar lendo Entrevistamos a rapaziada que pixou o tradicional Beco do Batman

A RUA GRITA

MINI-DOC | “Sem Saldo”

Sem Saldo é mais do que um documentário feito por estudantes secundaristas de escolas públicas … Continuar lendo MINI-DOC | “Sem Saldo”

A RUA GRITA

Menos amor, por favor

Por: Tomás Spirandelli Duarte, do blog La Sinistra* Ilustração: Pedro Mirilli Fotos: André Zuccolo e … Continuar lendo Menos amor, por favor