17 de janeiro de 2017

Dúvidas? Leia 11 perguntas e respostas sobre o PerCurso


Você está interessada(o) em se inscrever no curso de mídia livre da Vaidapé, mas ainda tem um monte de perguntas? Leia as 10 perguntas e respostas. Se sua dúvida não foi sanada, entre em contato conosco


PERGUNTAS E RESPOSTAS

QUEM PODE PARTICIPAR?

As atividades são voltadas para estudantes de escolas públicas residentes em São Paulo (SP) e que estejam cursando o Ensino Médio durante o ano de 2017.

QUAIS AS DATAS E HORÁRIOS DOS ENCONTROS?

Os encontros acontecem todas as semanas. O horário e o dia da semana serão definidos de acordo com a disponibilidade da(o)s 15 estudantes selecionadas. No formulário de inscrição, cada estudante selecionará as melhores opções de horário e dia da semana. A partir disso, ocorrerá a definição.

O QUE É O PERCURSO? É UM CURSO?

Nós chamamos de PerCurso, o que quase sempre chamam de Curso. A estrutura é parecida, mas a lógica é diferente. Chamamos de PerCurso, pois estaremos sempre em movimento: transitando entre as diferentes linguagens e formatos da comunicação, conhecendo e reconhecendo as manifestações e movimentos culturais do nosso bairro e da nossa cidade. Por isso, o nome: PerCurso Mídia e Território.

QUAL O OBJETIVO DO PERCURSO MÍDIA E TERRITÓRIO?

A ideia do PerCurso surgiu a partir de uma série de atividades que a Vaidapé passou a desenvolver dentro do que chamamos de educomunicação. Trata-se de uma forma de desenvolver processos pedagógicos a partir do aprendizado de conceitos e técnicas da comunicação, seja no audiovisual, no jornalismo ou na fotografia.

Nossa proposta é fazer com que estudantes secundaristas estejam preparados para criar suas próprias alternativas de comunicação. Com isso, possam atuar na descentralização da busca e produção de informações, fortalecer as demandas comunitárias e apresentar novas narrativas, atores e locais ao tecido de comunicações sociais

COMO FUNCIONA A BOLSA-AUXÍLIO?

Nós sabemos que não é fácil, muito menos barato, circular pela cidade de São Paulo. Ainda que o curso tenha uma maioria de estudantes que moram e/ou estudam na região, o deslocamento sempre tem seu custo. Por isso, conseguimos viabilizar uma bolsa-auxílio para ajudar no custeio das passagens de transporte público, alimentação e demais gastos.

QUANTAS PESSOAS FARÃO O PERCURSO?

Dentre todas as inscrições registradas até o dia 3 de fevereiro às 23h59, serão selecionadas 15 pessoas. Esse é o número que consideramos ideal para desenvolver as atividades do PerCurso da melhor forma. Todas elas terão direito à bolsa-auxílio.

HAVERÁ EMISSÃO DE DIPLOMA?

Sim, ao final do PerCurso serão emitidos diplomas individuais para as 15 pessoas participantes das atividades do PerCurso Mídia e Território. Os certificados reconhecerão a carga horária cursada pela(o) estudante durante os meses de fevereiro a agosto e a titulação de conclusão do PerCurso.

ONDE SERÃO AS ATIVIDADES?

As atividades serão realizadas na Casa de Cultura do Butantã e no Fab Lab da Chácara do Jockey. Os dois equipamentos da Prefeitura ficam localizados no distrito do Butantã, na zona oeste de São Paulo. Além disso, diversos encontros acontecerão em locais ainda a serem definidos, a depender das pautas desenvolvidas pelos estudantes durante o curso.

QUAL O CRITÉRIO DE SELEÇÃO?

Existem duas coisas que não vamos abrir mão na hora de selecionar as 15 pessoas: paridade étnico-racial e paridade de gênero. Isso significa que teremos no PerCurso no mínimo 50% de mulheres; bem como, em relação ao critério racial, mínimo de 50% de negras e negros

A partir do momento que as paridades étnico-racial e de gênero forem atingidas, o local de moradia da(o) estudante será levado em conta. Serão priorizadas as inscrições de pessoas que moram no distrito do Butantã, dado que as atividades vão acontecer no distrito e o curso pensa a comunicação do ponto de vista comunitário. No entanto, não serão descartadas inscrições de jovens de outras regiões.

Caso mais de 15 pessoas se enquadrem no perfil adequado para as atividades, as motivações para inscrição, que serão relatadas no formulário, serão avaliadas e utilizadas como referência para o processo de seleção.

QUEM OFERECE O PERCURSO?

O curso é oferecido pela Vaidapé e terá o apoio de diversos coletivos de comunicação e cultura de São Paulo. As atividades terão sempre a presença de diversos convidados para a realização de entrevistas coletivas, roda de conversa e oficinas.

QUEM FINANCIA O PROJETO?

O PERCURSO Mídia e Território foi um dos selecionados na categoria Midialivrismo no Edital Redes e Ruas, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo, e contemplado com a verba para a realização do projeto.

AINDA TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o PerCurso Mídia e Território, entre em contato.
E-mail: coletivo@vaidape.com.br ou revistavaidape@gmail.com
WhatsApp ou Telefone: (11) 99900-4227
Facebook: página da Vaidapé

A RUA GRITA

Lista de expositores da #PrimeiraFeira será divulgada na semana que vem

Selecionada(os)s seriam divulgados nesta quinta-feira. No entanto, grande número de inscritos fará a lista final … Continuar lendo Lista de expositores da #PrimeiraFeira será divulgada na semana que vem

A RUA GRITA

Mato Seco é o campeão do primeiro Jah é Gol

Evento no Parque Chácara do Jockey uniu a cultura rastafari e o esporte na articulação … Continuar lendo Mato Seco é o campeão do primeiro Jah é Gol