15 de fevereiro de 2017

Vai passar o Carnaval em São Paulo? Confira os 15 blocos que saem no Butantã em 2017

Com contribuição do Coletivo Batuca Butantã, realizamos a relação de todos blocos de rua que passam pelo bairro da zona oeste neste ano


Por Gil Reis
Fotos: Reprodução

Você achava que os blocos em São Paulo eram só na Vila Madalena? Claro que não. A tradição carnavalesca do bairro do Butantã teve início nos anos 70 e, mais de quatro décadas depois, continua viva, firme e forte.

Em 2017 serão 15 blocos, contando com um desfile gratuito de escolas de samba em plena Avenida Eliseu de Almeida. Com ajuda e organização do Batuca Butantã, coletivo de mídia que, assim como a Vaidapé, também atua no bairro, montamos esse roteiro completo do Carnaval 2017 no Butantã.

Se planeje e prepare o Engov, por que os bloquinhos já começam nesta sexta feira. Confira.


bibitanta

Bibitantã

Criado em 2006, o Grupo Cultural Cordão BibiTantã conta com um forte envolvimento de usuários e profissionais da saúde mental, trazendo como uma das pautas a Luta Antimanicomial. Após parceria entre o movimento Kolombolo Diá Piratininga, a ONG Sambatá, os CAPS Itaim Bibi e Butantã e o CECCO Previdência, foi criado o grupo, cujo nome faz referência aos bairros do Itaim Bibi e Butantã, regiões de forte cultivo, produção e disseminação da cultura popular brasileira.

QUANDO? Dia 17/02 (sexta feira) a partir das 15h.
ONDE? Rua Afonso Vaz, 494


bantan

Bantantã Folia

Na busca do prazer e da diversão do Carnaval, a Banda do Bantantã não esquece também de reivindicar e criticar a atual situação política do país. A tradicional festa reúne foliões desde 1979.

QUANDO? Dia 17/02 (sexta-feira), a partir das 18h
ONDE? Av. Waldemar Ferreira com a Armando Fairbanks – Butantã


perdendolinha

Perdendo a Linha

Como manda a tradição, o Perdendo a Linha colocará o bloco na rua um sábado antes do carnaval, a partir das 13h. O bloco foi fundado em 2013 por músicos e entusiastas do carnaval de marchinhas e continua mantendo a tradição em 2016.

QUANDO? Dia 18/02 (sábado), a partir das 13h
ONDE? Rua Regente Leon Kaniefsky, 641 (Lanchonete Aldeia do Sol)


jamirovai

Jamirovai

O bloco nasceu em 2012 após a reunião de alguns músicos do tradicional Cordão do Jamelão, que ocorre todo ano no centro de São Paulo, decididos a criar um bloco que representasse regiões da zona oeste como Vila Sônia, Jardim Peri-Peri e Monte Kemel. O nome do bloco faz referência à banda inglesa Jamiroquai, que fez muito sucesso nos anos 90. O repertório, porém, é de marchinhas tradicionais do carnaval.

QUANDO? Dia 18/02 (sábado), a partir das 14h
ONDE? Rua Dona Layr Costa Rego (Praça José Clara Gonçalves) – Butantã


deco

Banda do Deco

São 23 anos de festa completos em 2016. A tradicional Banda do Deco representa o bairro do Jd. Bonfiglioli desde 1995 e é um dos blocos mais antigos do Butantã. Antes e depois do carnaval também é possível acompanhar e participar dos ensaios do grupo, que ocorrem todas terças e quintas feiras no mesmo local da saída do bloco.

QUANDO? Dia 19/02 (domingo), a partir das 12h.
ONDE? Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 943


uesp

Desfile do Grupo de Acesso da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP)

Neste ano, o desfile do Grupo de Acesso da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) volta à Eliseu de Almeida e acontece a partir das 20h nos dias 26 e 27/02. Gratuitos e grandiosos, os desfiles incorporam e enriquecem a cultura e a arte do Butantã neste ano. Veja a relação dos desfiles:

Domingo (26 de fevereiro)
1. Imperatriz da Sul
2. Império Lapeano
3. Boêmios da Vila
4. Flor de Vila Dalila
5. Camisa 12
6. Acadêmicos de São Jorge

Segunda-feira (27 de fevereiro)
1. Brinco da Marquesa
2. União de Vila Albertina
3. Unidos do Vale Encantado
4. União Imperial
5. Unidos de São Lucas
6. União Independente da Zona Sul

QUANDO? Dias 26 e 27/02, a partir das 20h
ONDE? Av. Eliseu de Almeida


dultima

Bloco D’Última Hora D’Cultura

O Bloco D’Última Hora D’Cultura representa o Morro do Querosene e traz consigo toda a história indígena do Caminho do Peabiru, lembrando os antigos percursos construídos pelos índios sul americanos ligando o interior e o litoral do país. Um destes caminhos ainda é preservado no Butantã e é lembrado pelo bloco em todos os anos.

QUANDO? Dia 27/02 (segunda), a partir das 15:30h
ONDE? Rua Capitão Paulo Carrilho


lokas

Bloco das Lokas

Criado em 2010, o Bloco das Lokas é o primeiro bloco de travestidos da Zona Oeste. Aqui vale tudo mesmo, só não vale desrespeito. Formado no bairro do Jardim João XXIII, tem como característica as fantasias irreverentes e alegria durante todo o desfile. Siga o conselho das Lokas e “vem se jogar!”.

QUANDO? Dia 28/02 (terça-feira), a partir das 12h
ONDE? Rua Domingos Rosolia – Butantã


sa

Bloco S/A

Formado por alunos e ex-alunos da FEA-USP, a Bateria S/A promove através do samba a integração dos estudantes  da USP há 14 anos. Em 2017, pela primeira vez, os músicos vão sair pelo Butantã misturando os ritmos do samba, axé e do funk. O bloco vai se reunir ao lado do Metrô Butantã.

QUANDO? Dia 04/03 (sábado), a partir das 12h
ONDE? Rua Estevão Lopes – Ao lado do Metrô Butantã


cobras

Cobras da 8

Um dos mais famosos blocos do bairro, o Cobras da Oito, relembra a antiga formação das “Cobras do Butantã”, que tradicionalmente se reunia em bloco na tradicional Rua Vilar da Veiga, famosa Rua 8, para celebrar o carnaval no Butantã.

QUANDO? Dia 04/03 (sábado), a partir das 14h
ONDE? Rua Vilar da Veiga – Butantã


eratanta

Eretantã_Bloco de Brincar

O ErêTantã_Bloco do Brincar, se reúne na Praça Elis Regina para animar crianças dos 0 aos 100 anos. Resgatando as brincadeiras de rua através das marchinhas, o grupo trará como tema “Joelho Ralado, Galo na Testa; Bagunça, Barulho e Festa”, realizando cortejo a partir das 16h. Oficineiros e coletivos que promovem projetos lúdicos de educação e arte entram em parceria e complementam a festa trazendo um pouco da produção cultural e artística do bairro.

QUANDO? Dia 04/03 (sábado), a partir das 14h
ONDE? Praça Elis Regina – Butantã


ngmdorme

Bloco Ninguém Dorme

Na ativa desde 2015, o Bloco Niguém Dorme representa a Vila Indiana no carnaval paulistano. Com concentração no tradicional Bar Amazônas, o bloco se concentra às 15h para fechar o sábado de carnaval no Butantã.

QUANDO? Dia 04/03 (sábado), a partir das 15h
ONDE? R. Boturoca, 16 – Vila Indiana


descontrole

Bloco Descontrole Folia

A Bateria Descontrole, que tradicionalmente integra o carnaval e eventos no Butantã, vem de trio elétrico para abrir, no domingo, o último dia oficial de folia na cidade. Em frente ao bar do Alemão, os músicos e foliões se reúnem a partir das 12h.

QUANDO? Dia 05/03 (domingo), a partir das 12h
ONDE? Rua Inácio Cervantes – Pq. Ipê


vovo

Bloco do Vovô Garoto

Nas imediações da divisa com Taboão da Serra, município localizado na região Oeste e que integra a grande São Paulo, o bloco Vovô Garoto promove a partir das 17h uma roda de samba seguida de cortejo no conhecido espaço da Feira Livre.

QUANDO? Dia 05/03 (domingo), a partir das 17h
ONDE? Rua Domingos Nogueira – Jardim Dracena


tpego

Bloco Te Pego no Cantinho

Com respeito e diversidade, o bloco Te Pego No Cantinho completa 6 anos de existência em 2017 e encerra oficialmente o Carnaval deste ano. Com concentração às 14h e saída às 16h de domingo, o bloco traz a revolução em tempos de levante, regido pelas “Pegadoras, Vandalistas, Bardeneiras, Arrazantes”.

QUANDO? Dia 05/03 (domingo), a partir das 16h (concentração às 14h)
ONDE? Rua Iquiririm 128 –  Vila Indiana


A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses

A RUA GRITA

Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!

Criado pela Cia. Nada Pensativo, peça Cora Primavera aborda questões como transfobia e violência contra … Continuar lendo Últimos 3 dias para ajudar: Cora Primavera vai às ruas!