14 de março de 2017

Assista agora ao novo episódio da série “Salve Rasta” com o jamaicano Andrew Tosh

Em mais um episódio da série Salve Rasta, entrevistamos Andrew Tosh, filho da lenda do reggae Peter Tosh


Por Pedro Ribeiro e Thiago Gabriel
Vídeo: João Miranda
Fotos: Thiago Gabriel

A série Salve Rasta, produzida pela Vaidapé em parceria com o programa Já Regou Suas Plantas está de volta. E em grande estilo! O primeiro entrevistado desta nova fase é ninguém menos que Andrew Tosh, grande cantor de reggae jamaicano e filho da lenda Peter Tosh. O músico conversou com Pedro Ribeiro sobre sua relação com a cultura rastafari, o reggae no mundo, as mensagens políticas em sua música e a legalização da maconha.

O dia 9 de fevereiro de 2017 vai ficar marcado na memória de muitos fãs de reggae que presenciaram um show histórico com Andrew Tosh, acompanhado da banda Word, Sound & Power, em São Paulo. A “Peter Tosh Celebration Tour” relembra os 30 anos do assassinato de Peter Tosh, que fez parte da formação original do The Wailers, junto com Bob Marley e Bunny Wailer.

“A palavra Rastafari significa o próprio Criador. Então para mim viver o rastafari é muito além de algo físico, é espiritual”

O Word, Sound & Power acompanhou Peter durante toda sua carreira e veio ao Brasil liderado pelo baixista Fully Fullwood, junto com Donald Kinsey, Keith Sterling, Santa Davis e o guitarrista Tony Chin.

Andrew Tosh, porém, não é apenas o filho do compositor de Legalize It. Sua trajetória dentro do reggae já dura quase 30 anos, com o lançamento do primeiro álbum em 1987, mesmo ano da morte do pai. Um dos grandes nomes do reggae, Andrew continua produzindo e apresentando seus sons autorais, ao mesmo tempo em que atua na preservação da memória dos hinos do reggae eternizados por Peter.

A cultura rastafari acompanha Andrew desde o início da vida e ele garante que a relação com os conceitos de vida e da filosofia rasta são incorporados por ele de maneira espiritual. “A palavra Rastafari significa o próprio Criador. Então para mim viver o rastafari é muito além de algo físico, é espiritual.”

“A única planta no jardim que eles lutam contra é a maconha. Por quê?”

A trajetória de Peter Tosh sempre o identificou como a figura mais politizada do The Wailers. Com Legalize It, lançado em 1976, o cantor falou abertamente sobre a necessidade de liberar o uso da ganja, um discurso radical para a época e que ainda hoje mobiliza a luta contra a proibição da cannabis.

Andrew segue o caminho do pai como um grande defensor da aceitação de todas as formas de uso da maconha. Para ele, a proibição tem raízes na necessidade de quem detém o poder em não permitir à população conhecer todos os potenciais da planta. “A única planta no jardim que eles lutam contra é a maconha. Por quê?”

Asista todos os episódios da série Salve Rasta na playlist


A RUA GRITA

Me excomunguem da Igreja do Ativismo!

Existe uma vertente agressiva do ativismo pela justiça social que silencia e desvia vários de … Continuar lendo Me excomunguem da Igreja do Ativismo!