12 de abril de 2017

Mato Seco é o campeão do primeiro Jah é Gol

Evento no Parque Chácara do Jockey uniu a cultura rastafari e o esporte na articulação comunitária pela ocupação dos espaços públicos


Por: Thiago Gabriel
Fotos: Thiago Gabriel e Renato Moraes

No último domingo (9), o Parque Chácara do Jockey recebeu a primeira edição do campeonato de futebol Jah é Gol, organizado pela Associação Nacional Reggae. Durante toda a tarde, diversas bandas e coletivos envolvidos com a cultura reggae entraram em campo para confraternizar e celebrar a união do movimento.

Entre as 16 equipes participantes, bandas como Planta e Raiz, Mato Seco, Jah I Ras, Nazireu Rupestre, Semente Reggada, e coletivos como a própria Associação Nacional Reggae e a Vaidapé. Foi com grande satisfação que participamos desse momento de celebração e reconhecimento da cultura reggae e da ocupação de espaços públicos no Butantã. O local escolhido para as partidas é o resultado da mobilização comunitária pela transformação da área em um parque municipal, inaugurado finalmente em abril de 2016.

Antes do início dos jogos, Pedro Ribeiro, da Associação, explicou a todos os presentes a proposta de união e luta trazida pelo Jah é Gol, que busca promover a articulação de todos que trabalham, vivem ou fortalecem a cultura reggae e a filosofia rastafari. O momento é também de reconhecimento de conquistas. A partir de muita pressão e reuniões com o poder público, a Associação está prestes a conseguir junto a Secretaria Municipal de Cultura políticas públicas voltadas à comunidade rastafari, como a criação de editais específicos para projetos de valorização da cultura e a criação do Dia Municipal do Reggae.

Narra Várzea transmitiu todas as partidas ao vivo na Rádio Cidadã FM. (Foto: Thiago Gabriel/Vaidapé)

A primeira partida do torneio foi disputada entre a equipe Hominídeos e o time das bandas Semente Cascão e Jaharmonia. Todos os jogos foram transmitidos ao vivo pela Rádio Cidadã FM, a comunitária do Butantã, com a narração da equipe Narra Várzea. Cada partida tinha duração de 15 minutos, divididos em dois tempos de sete. O fundo musical ficou por conta do DJ Dani Lover. Próximo ao campo, o coletivo High Public Sound System agitava as pickups durante toda a tarde, na pista de skate do parque, que é referência na cidade para os praticantes do esporte.

Equipe Força Ômega (Foto: Renato Moraes/Filme Zero)

Na primeira fase, de oitavas-de-final, destaque para a partida entre Som Na Praça e Força Ômega, equipe formada apenas por mulheres que atuam no movimento rastafari. O Som Na Praça acabou levando a melhor e chegou até a final do torneio, contra a equipe da tradicional banda de reggae Mato Seco. Mas não teve para ninguém, como diz o próprio som dos caras: “Mato Seco vai chegar”, e chegou para levar o primeiro lugar da competição. A equipe do Hominídeos completou o pódio, garantindo a terceira colocação. Ao fim do dia, no entanto, a certeza de todos era de que o grande vencedor havia sido o movimento reggae e a cultura rastafari.

A Associação também distribui medalhas ao melhor goleiro e ao artilheiro da competição. Entre os homens da meta, Alex Bighetti, da banda Nazireu Rupestre levou a premiação, já o grande goleador foi Wesley, da equipe Som Na Praça.

A iniciativa do Jah é Gol vai muito além de um campeonato de futebol. É uma proposta para repensar o futebol moderno e a desvalorização de torneios comunitários e de várzea. É o reconhecimento das iniciativas de rádios comunitárias e comunicação esportiva que fogem aos padrões da mídia tradicional. É a afirmação da importância de se articular dentro dos bairros para garantir espaços públicos de lazer e convivência, e sua ocupação livre e autônoma. E é, principalmente, um grito de força, união e representatividade da cultura rastafari na cidade de São Paulo e no país.

A RUA GRITA

Lista de expositores da #PrimeiraFeira será divulgada na semana que vem

Selecionada(os)s seriam divulgados nesta quinta-feira. No entanto, grande número de inscritos fará a lista final … Continuar lendo Lista de expositores da #PrimeiraFeira será divulgada na semana que vem

A RUA GRITA

Mato Seco é o campeão do primeiro Jah é Gol

Evento no Parque Chácara do Jockey uniu a cultura rastafari e o esporte na articulação … Continuar lendo Mato Seco é o campeão do primeiro Jah é Gol