04 de abril de 2017

Trilho Imaginário: Uma viagem fotográfica pelos trens de SP

Um ensaio fotográfico que explora o cotidiano e as reflexões nos trens de São Paulo


Da Redação
Ensaio de Gil Silva

Assista um dos vídeos do projeto

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é a maior empresa de transporte ferroviário urbano de passageiros do país. Nos seus 260,8 quilômetros de trilhos, que ligam 92 estações, são transportados mais de 3 milhões de passageiros por dia. Nos horários de pico, chega a contar com 128 trens trabalhando ininterruptamente.

Nesse vai e vem, que chega a ultrapassar 2600 viagens em um dia, poucos notam o cenário que está em sua volta. Um mundo de diferentes formas, interações e interpretações que vão muito além dos problemas cotidianos de um meio de transporte de massa.

Atento a este mundo paralelo que faz parte da rotina de milhões de brasileiros, o fotógrafo e produtor audiovisual Gil Silva capturou a enorme diversidade que estes trens carregam diariamente. Fez das pessoas a verdadeira razão das fotografias tiradas.

As imagens começaram as ser captadas no final de 2009 com diversos equipamentos, de celulares a câmeras profissionais. Deste processo resultou o projeto “Trilho Imaginário”, que mostra personagens, reflexões e imagens que estão além do trem.

VEJA O ENSAIO DE FOTOS


A RUA GRITA

A prefeitura de São Paulo está travando uma guerra contra as mulheres

Organizações de mulheres se manifestaram nessa quinta-feira (11) contra a gestão do prefeito João Dória … Continuar lendo A prefeitura de São Paulo está travando uma guerra contra as mulheres

A RUA GRITA

Liberdade

Por: Pedro Alves Fotos: André Zuccolo Trinta e um de julho, teatro municipal de São … Continuar lendo Liberdade