11 de maio de 2017

Rincon Sapiência reflete sobre a persistência da pobreza em novo clipe

Já ouviu falar em pobreza? Ela não morreu. Esse é o recado do novo single do rapper Rincon Sapiência, que será lançado no dia 15 de maio

Da redação
Fotos: Fernanda Carvalho / Boia Fria Produções

Com a promessa de surpreender aqueles já acostumados à sua veia irreverente, a nova música do rapper Rincon Sapiência, “Ostentação a Pobreza” faz parte do seu primeiro álbum de estúdio “Galanga Livre”, que será lançado no fim do mês.

O videoclipe, dirigido por Marco Loschiavo, é uma realização da Boia Fria Produções e buscou explorar um lado de Rincon que ainda não havia sido exposto em seus trabalhos audiovisuais anteriores. Um clipe que incomoda, mas também fascina.

O conjunto da obra põe em pauta o debate sobre a erradicação da pobreza no Brasil, que muitas vezes se deixa encobrir pelo discurso da ascensão da chamada nova classe média no país. Contrariando a ideia de que esse fenômeno tenha beneficiado igualmente as parcelas mais pobres da população, Rincon Sapiência nos convida a refletir sobre a persistência da pobreza.

Para isso, o rapper constrói metáforas que descrevem a pobreza não somente como carência material, mas como ela está ligada a fatores determinantes para se instalar tanto nos grandes centros urbanos quanto nos confins mais remotos.

Seja nas favelas metropolitanas, no sertão nordestino ou nas comunidades ribeirinhas, a negação de direitos essenciais como educação, saneamento básico e moradia digna se colocam como motores da miséria e do subdesenvolvimento numa sociedade em que se tem exaltado cada vez mais o consumo.

Bom, acho que agora só resta assistir o videoclipe pra entender do que a gente tá falando, né?

A RUA GRITA

Volta Negra: a história do negro no Centro de São Paulo

Novo ciclo de caminhadas da Volta Negra começa neste sábado e tem atividades programadas para os próximos dois meses