02 de junho de 2021

Conheça Chiara Cozzolino: Jovem artista promete cravar muitos muros pela cidade

Foto: Série de Colagem Digital "Sobre-vivendo na cidade", 2020.

Chiara Cozzolino é artista e artista urbana estreante na cidade de São Paulo. Aos 19 anos, já pintou em parceria com o pai, Ciro Cozzolino, murais pela cidade e desenvolve seu trabalho sob a influência da nova formação do grupo Tupinãodá, Os Tupys. Um dos primeiros grupos de graffiti da cidade, criado em 1983.

O cruzamento de gerações na criação artística de Chiara  tem provocado discussões interessantes, especialmente sobre a participação de mulheres no grafite. “O grafite em São Paulo foi feito majoritariamente por homens, desde sua origem, nos anos 80. Atualmente, a participação das mulheres tem ganhado cada vez mais relevância. Isso é reflexo da voz que a mulher tem ganhado na cidade, sob a influência dos movimentos feministas”, diz Chiara.

Para além do entendimento que a presença de mulheres ganha cada vez mais força, a jovem artista acredita que seu trabalho tem muita influência da produção cultural urbana da atualidade, em que fazer arte é produzir diversas possibilidades criativas e criar tendências. A marca de camisetas pintadas a mão “KIKI COZZ” surgiu da paixão por moda e artes visuais.

“A produção das camisetas é totalmente independente, são pintadas a mão e peças únicas. Eu faço muitas sob encomenda, porque quero que a pessoa vista e se identifique com o que está desenhado, misturando moda e arte.”. O uso de cores vibrantes combinado com personagens cômicos e irônicos se torna recorrente em seus trabalhos. Chiara utiliza como materiais, principalmente, caneta POSCA e tinta acrílica sobre papel.

“O grafite é um instrumento político de caráter democrático, ele ocupa a cidade e é feito por sujeitos que estão agindo politicamente. Eu acredito que ele tenha que ter, cada vez mais, o reconhecimento não apenas dos artistas que foram consagrados, mas da real periferia que está produzindo e criando essa arte todos os dias, e tem uma diversidade enorme de artistas. Busco imprimir isso no meu trabalho”.

Entre cores vibrantes, pop art e personagens icônicos, Chiara promete ainda cravar muitos muros pela cidade.

Conheça mais do trabalho dela: https://chiara-cozzolino.webnode.com/