Sobre

O que é a Vaidapé?


A Vaidapé é um coletivo de mídia fundado em 2012 por jovens comunicadores da cidade de São Paulo. Somos um grupo de jornalistas, designers, programadores, educadores, produtores culturais e audiovisuais que julgam necessária a construção de processos de comunicação democrática, buscando retratar temas que ficam de fora dos holofotes da grande imprensa.

No foco de nossas pautas, estão a defesa dos direitos humanos, a denuncia da violência institucional e a valorização das movimentações culturais e artísticas periféricas.

Em cinco anos de caminhada, aprendemos que a comunicação permeia diferentes processos que costuram nossa sociabilidade. Por isso, apostamos em diferentes formas de atuação para atingir diversos contextos e públicos.


Apoie a Vaidapé

Ajude a Vaidapé a continuar produzindo conteúdo de qualidade. Com uma pequena contribuição, você soma forças a rede de colaboradores que mantém essa iniciativa de pé.
#FF237A
Para doar, é só acessar nossa campanha de financiamento no benfeitoria.com/vaidape e fazer sua assinatura mensal.

Não consegue pagar todo mês? Tudo bem, faça uma doação avulsa ou deposite na conta da Julia, nossa tesoureira.


Doe pelo PayPal




Faça um depósito

Banco Santander
Agência: 0083
Conta Poupança: 60029286 – 2
Titular: Julia Mente Marubayashi
CPF: 410.790.888-73



Entenda melhor o projeto


Online

 

A produção online da Vaidapé aposta em diferentes formatos para divulgar um cenário cultural rico e produzir reportagens com olhar crítico e atento. São mais de mil matérias publicadas no vaidape.com.br e um milhão de visualizações em nosso canal do Youtube, além de centenas de publicações republicadas em importantes portais de notícia.

 
Volte para a Home do site

Impresso

 

A Revista Vaidapé é uma publicação gratuita distribuída em diferentes pontos da cidade de São Paulo e procura descentralizar o capital intelectual e artístico no território e é destinada à pontos de forte fluxo cultural, das periferias à região central da cidade.

A periodicidade da revista não é fixa pois dependemos da disponibilidade de recursos. De 2013 até hoje, imprimimos seis edições da revista, num total de 13.500 exemplares.

Veja todas as edições

Rádio

 

Desde novembro de 2013, transmitimos semanalmente o programa de rádio Vaidapé na Rua na internet e na Rádio Cidadã FM, a comunitária do Butantã. Em todo programa trazemos um convidado para um debate ao vivo nos estúdios da rádio.

A comunicação comunitária é fundamental para o fortalecimento de uma produção radiofônica que fortaleça iniciativas locais e organizações coletivas.

Ouça nossos programas


Educação e Cultura

Os processos de comunicação extrapolam as barreiras do jornalismo tradicional. A aproximação com a sociedade a partir da presença nas ruas, com a produção de eventos culturais, debates e entrevistas coletivas, são elementos centrais para a transformação das formas de pensar o mundo.

Nos últimos anos, passamos a desenvolver também oficinas de educomunicação.O resultado foi um curso de 8 meses para formação e capacitação de 10 estudantes secundaristas da rede pública de ensino em São Paulo.

Conheça o PerCurso Mídia e Território