Por Ian Castilho
Fotos e Vídeo: João Miranda
Na sacada do Gang Starr Estúdios, a vista é para o maior bairro da cidade de São Paulo, no extremo sul da cidade: Grajaú. Palco de diversas produções de rap na região, o estúdio, montado por DJ Crafter, responsável pelas produções musicais do grupo Grajah, já produziu diversos artistas do Grajaú e região, como Xemalami, JPA Epycentro, Expresso Perifa, SUB, JKR, entre outros.
Formado em 2013 por Fábio Neto, 19, Leandro Senna, 21, e David Crafter, 20, o grupo vem trabalhando para produzir o primeiro EP oficial intitulado “Na sua caminhada”, previsto para o segundo semestre deste ano.
O rap na quebrada chegou para evoluir mesmo. Neste episódio, trocamos uma ideia sobre a movimentação da cultura hip-hop na quebrada deles. Além das produções musicais, o grupo mobiliza um coletivo chamado ‘Arte em movimento com a rua’, juntamente com outros moradores do próprio bairro.
O coletivo aposta na produção de eventos culturais voltados para arte, música, poesia e dança tanto dentro, quanto fora da periferia. Segundo Fábio Mc, “a ideia é propagar a mensagem e dar oportunidade para novos talentos da comunidade”. O dinheiro arrecadado, está sendo investido em produções e cestas básicas para serem distribuídas em diversas regiões.
“Hoje, isso aí que é foda: o cara pegar e fazer a música só pra ele, entendeu?”
– Fábio Mc, sobre os rappers que não buscam passar uma mensagem positiva com suas letras